As espécies mais diferentonas de ranfastídeos do planeta!
- Instituto CVS
- 12 de abr. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de abr. de 2024
Tucano-Toco. Foto: Igor Oliveira
Antes de mais nada, vamos explicar quem são os ranfastídeos: animais pertencentes à família Ramphastidae, que inclui todos os tucanos e seus primos araçaris.
Dito isso, aposto que quando falamos tucanos, o primeiro que lhe veio à mente é o tucano-toco, da foto acima, acertamos? Mas não existe só ele! Na verdade, há mais de 50 espécies dessa família distribuídas em toda a América Latina.
Hoje vamos falar sobre a variedade desses animais que você pode ver por aí e nem imaginava! Continue acompanhando e saiba mais.
1: Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus)
Tucano-de-bico-verde. Foto: Marco Aurelio Zerlin
No Brasil essa espécie ocorre principalmente no sudeste e sul, ocorrendo também em alguns locais do estado de Goiás, no centro-oeste. Entre as espécies de sua família, é a que possui distribuição mais avançada ao sul, ocorrendo também no Paraguai e nordeste da Argentina.
Uma de suas características principais é o papo amarelo, porém, alguns indivíduos também podem apresentar a plumagem do papo na cor vermelha sangue. Seu status de conservação é pouco ameaçado.
2: Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus)
Tucano-de-bico-preto. Foto: Leonardo Casadei, via WikiAves.
Essa espécie de tucano apresenta quatro subespécies, sendo elas:
1) R. vitellinus ariel: no Norte, ela ocorre no Pará, Amazonas e Maranhão. No Nordeste, ocorre em Pernambuco e Alagoas, descendo até Santa Catarina. Na IUCN, seu status de conservação é “Em Perigo”!
2) R. vitellinus vitellinus: no Brasil ocorre nas florestas do Norte, no estado do Amapá e Roraima, indo até a Venezuela. Uma curiosidade sobre ele é que apresenta faixa azul no bico, em vez de amarela e o entorno dos olhos também são azuis e não vermelhos.
3) R. vitellinus culminatus: também chamado de “Tucano-pequeno-de-papo-branco”, ele ocorre da porção oeste da Venezuela até a parte alta do Amazonas e Bolívia. Possui uma faixa amarela em toda extensão do bico e o entorno dos olhos azuis.
4) R. vitellinus citreolaemus: este ocorre somente na Colômbia e Venezuela e também é conhecido como Tucano de Peito Amarelo.
Ainda há uma quinta subespécie chamada de R. vitellinus pintoi, usada apenas para definir os híbridos de R. vitellinus cuminatus e R. vitellinus ariel.
Ramphastos vitellinus vitellinus. Foto: Matti Sarampaa - Flickr
3: Araçari-Poca (Selenidera maculirostris)
Araçari-poca macho Foto: Leandro Rezende
Esta espécie ocorre nas matas fechadas do Brasil, do sul da Bahia até o Rio Grande do Sul. No exterior, está presente perto das fronteiras na Argentina e Paraguai.
Uma curiosidade é que a espécie possui dimorfismo sexual, ou seja, o macho e a fêmea são fisicamente diferentes. A coloração da cabeça e do peito do macho é preta e a da fêmea, marrom/dourada.
Araçari-poca fêmea Foto: Cal Martins, via WikiAves
4: Tucaninho-de-nariz-amarelo (Aulacorhynchus atrogularis)
Tucaninho-de-nariz-amarelo Foto: Wyllyan Alencar, via WikiAves
Esse tucaninho é encontrado somente na floresta amazônica, no estado do Acre, bem próximo à fronteira com o Peru e a Bolívia, onde também se distribui.
Ele pode chegar apenas a 36cm e, apesar de não estar em extinção (é classificado como pouco preocupante), sua população tem diminuído.
5: Araçari-castanho (Pteroglossus castanotis)
Araçari-castanho Foto: Denise Rocha, via WikiAves
Esse araçari é a espécie mais conhecida de todo Brasil. Ele ocorre no sudeste, em estados como Minas Gerais e São Paulo, em toda a região sul, centro-oeste e alguns locais do norte. Fora do Brasil é encontrado na Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.
Seu bico é um dos mais diferentes e multicoloridos, em sua maioria amarelo, com o centro preto e uma faixa laranja avermelhada o contornando.
6: Araçari-de-pescoço-vermelho (Pteroglossus bitorquatus)
Araçari-de-pescoço-vermelho. Foto: Zé Edu Camargo, via WikiAves
Eles ocorrem apenas no sul e leste da Amazônia, alcançando também o norte do Pará e do Maranhão. Ele está em perigo de extinção, conforme a IUCN e sua população está reduzindo. Apresenta um pouco de dimorfismo sexual, sendo a cabeça do macho bem preta e da fêmea, marrom.
7: Tucano-de-peito-amarelo (Ramphastos sulfuratus)
Tucano-de-peito-amarelo. Foto: Carlos Schmidt, via Ecoregistros
Também conhecido como tucano-de-bico-de-quilha ou tucano-de-bico-arco-íris, essa é uma das poucas aves da família Ramphastidae que não é encontrada no Brasil. Ocorre principalmente na América Central, da porção sul do México, na América do Norte, até o norte da Venezuela e Colômbia.
Pela IUCN ele está na categoria quase ameaçada, com sua população decrescendo. Uma curiosidade é que esse tucano é símbolo do país Belize, onde muitos turistas vão lá para observá-los.
Vocês conheciam todas essas espécies de tucanos e araçaris? Cada um mais lindo que o outro, repleto de características particulares que os tornam únicos. Esperamos que vocês tenham gostado, e se sim, lembre de enviar essa matéria para seus amigos!
コメント